Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Notícias

Mestre Sereno – Um mestre na sua plenitude

Foto 1 - Wilson Sereno

Em 28 de setembro de 1995, há 25 anos fazia a passagem Wilson Araújo dos Santos, mais conhecido no RJ como o Mestre WILSON SERENO (Foto). Criado na cidade de Salvador sempre gostou de capoeira e treinou com Cobrinha Verde, conheceu Mestre Bimba, mas se encantou com uma roda de capoeira na rua que assistiu uma vez e era comandada pelo famoso Mestre CAIÇARA, que se tornaria seu mestre e o ensinaria as manhas da tradição, por ele ganharia o apelido de WILSON BOBÓ (devido adorar bobó de camarão).

Ainda adolescente ingressou na escola de APRENDIZES DA MARINHA e tornando-se militar foi transferido jovem para a cidade do Rio de Janeiro chegando aqui, por volta de 1962. Ele então se enturmou com os capoeiristas da região da Leopoldina dando aula no Clube Suruí e Country Club, em Brás de Pina, no clube 30 Maio, na Penha, mas ficou muito conhecido através de suas aulas e rodas de capoeira na CASA DO MARINHEIRO (clube de recreação dos militares da Marinha, localizado na avenida Brasil), aonde montou seu primeiro grupo de alunos.
Frequentou todas as boas rodas da época da década de 60, como a da Academia do Mestre Zé Pedro, Mestre Touro, Mentirinha e foi contemporâneo dos grandes nomes da capoeiragem antiga carioca como Mestre Silas, Mestre Gegê, Mestre Artur Emídio, além de Mestre Fernandinho e Mestre Índio (também alunos de Caiçara). Mestre Sereno também foi o primeiro a dar aula de capoeira dentro de um navio, o “ALMIRANTE BARROSO”, que deu a volta ao mundo.

Em 1974, O Mestre Sereno foi transferido para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), na Região dos Lagos, interior do RJ, única organização desse tipo da Marinha no Brasil. Na época, a região era pouco habitada e ele praticamente foi o pioneiro no ensino da capoeira e outras manifestações populares na região, se envolveu com o carnaval da região sendo o diretor do bloco e mestre de bateria do CACIQUE DE IGUABA, fundado em 1983 que rivalizava com o ACADÊMICOS DO SOPOTÓ. Essa disputa tornou o carnaval da cidade muito procurado na década de 80 rivalizando com o de Cabo Frio, seu nome é lembrado até hoje na cultura local da Região dos Lagos, aonde ficou conhecido como WILSON CAPOEIRA. Formou alguns alunos na região entre eles o Mestre Saquarema, considerado hoje um dos mais antigos do interior. Em 1982, seu filho, hoje Mestre Celinho, começou a dar aula dando continuidade ao seu trabalho, junto com outros alunos, hoje se encontra na Europa. Foi na década de 60, na Casa do Marinheiro, que ele começou ensinar a NÍLSON, um jovem da região que tinha treinado com CAPITÃO NACIF, um antigo capoeira da Vila Kosmos (proximidades da região de Irajá), que estava querendo se aprimorar na arte, por isso o procurou quando soube de suas aulas, assim se inicia a linhagem da capoeira angola que pertenço, através da continuidade dada pelo meu Mestre Arerê.

Wilson Sereno representa a figura do mestre de cultura popular na sua plenitude, ajudando a educar jovens e fomentando a cultura local.

Isso é um pouco da história da capoeiragem angola carioca !!!

André Luiz S. Marinho

(Contramestre de capoeira Angola e pesquisador de cultura popular)

Veja mais sobre cultura brasileira:

Instagram – @bondeangola

Facebook – André Marinho

Achou o conteúdo interessante? Compartilhe!!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Últimas Notícias